A faculdade


A faculdade é o sonho da grande maioria dos estudantes. Pensamos "é agora que vamos fazer tudo o que queremos", não cabe aqui eu falar sobre os outros cursos (do qual não tenho contato),  mas com relação à Engenharia Civil uma coisa me chamou bastante atenção: no começo foi decepcionante. Talvez por isso a grande maioria dos estudantes desistam nos primeiros semestres. Cálculo, álgebra linear, informática básica, desenho, física, eu gostava disso mas não foi por isso que eu decidi fazer Engenharia Civil, eu queria as matérias que calculassem os prédios, as estruturas, as pontes, queria algo novo,  já queria começar calculando tudo, aprendendo a fazer projetos, onde estava tudo isso? Inocente calouro eu era.
Passados dois períodos de decepção, com muitos desistentes e reprovados (pois eram matérias altamente reprovativas), aprendendo a fazer algo que não me fascinava, passei essa fase com sucesso. Veio o terceiro período, já com matérias puramente da área, aí pensei, agora sim começou a Engenharia Civil. Concreto, Resistência dos Materiais, Materiais de Construção, Teoria das Estruturas, isso sim me fascina. Saber a complexidade das estruturas, saber a importância de cada material, a sua funcionalidade, relação entre cada um, o bom dimensionamento da estrutura, sim, é isso que eu sempre quis.
A Engenharia Civil me encanta, sim é tudo aquilo que eu pensei e muito mais, aprendi que existe uma variedade de áreas dentro do próprio curso. Hidráulica, saneamento, geotecnia e transportes são algumas das áreas que eu não fazia ideia que estavam ligadas à Engenharia Civil. O curso nos faz ter uma visão geral de cada uma delas, não vamos sair sabendo tudo de cada coisa, vamos sim ter a noção de cada área e se caso no futuro tivermos que lidar com alguma delas, seremos capazes de atender às expectativas e seremos capazes de nos aprofundar ainda mais do assunto. 
Para os iniciantes do curso saibam que no começo vai ser difícil, você provavelmente vai se desanimar com algumas matérias "chatas", mas elas serão de fundamental importância para você no futuro, saiba esperar,  com o tempo vai aparecer aquilo que você realmente gosta. Seja pró-ativo, não espere as coisas caírem do céu,  meta a cara em algum curso de extensão, conheça seus professores e futuros professores, com certeza eles lhe darão bons conselhos e você viverá a Engenharia Civil que sempre sonhou.

E você, seu curso é como sempre sonhou? Mudou sua visão quando começou a fazer o curso?

Abraços.

Gabriel Vieira
A faculdade A faculdade Reviewed by Unknown on 18:52 Rating: 5

Nenhum comentário