Cursos extras: será necessário?

Sempre quando alguém te disser que conhecimento a mais nunca é demais, essa pessoa estará certa. Sempre que possível invista em você, faça cursos, principalmente no que diz respeito ao seu curso. Saber Autocad, Revit, TQS, Ftool é essencial ao Engenheiro Civil na atualidade, tanto no que diz respeito ao conhecimento adquirido quanto ao próprio currículo da pessoa. Em meio à crise que vem se instalando nos últimos anos no Brasil, qualquer diferencial no currículo é de grande valia para se destacar no mercado de trabalho.
Mas e esses cursos, tenho que fazer logo que entrar na faculdade? Necessariamente não, visto que a maioria precisa de conhecimentos adquiridos ao longo do curso.  Então faça o que seja possível no momento, Autocad é o principal deles, visto que precisará durante todo o curso e só precisará de uma noção básica de desenho e informática. Outros necessários para se ter conhecimento é o de excel, word, power point , sim, saber office é essencial durante o curso, você vai precisar dele mais do que pensa.
Com  relação ao cursos de idiomas, quanto mais você tiver, melhor. E isto nem precisa ser somente pra universitário, no próprio Ensino Médio já é bom ir adiantando, com certeza vai ajudar no seu currículo.
Com relação ao curso técnico, algumas vezes é possível fazer durante o Ensino Médio, mas caso ainda não tenha feito faça logo que entrar na faculdade, de preferência um curso ligado à sua faculdade, pois ele lhe ajudará em vários momentos. Caso você queira fazer quando estiver terminando a faculdade vai achar um tanto básico demais para o que aprendeu na faculdade e vai precisar de muita força de vontade para continuar. Mas se possível continue, lhe trará conhecimentos que as vezes passe despercebido durante a graduação.
Além destes cursos,  fui indagado sobre o curso de programação. Programação pra quem não sabe é de fundamental importância para a Computação, Engenharias e demais cursos em geral, e sim, é extremamente necessário para um bom engenheiro ter conhecimento sobre ela. Como vi em uma entrevista de Mark Zuckerberg (criador do Facebook), devia ser obrigatório para todos os cidadãos saberem programar. Imagine pra um futuro engenheiro então, saber programar seria ou não seria obrigação nossa? Na minha opinião sim, somos nós (futuros engenheiros) quem devemos estar a parte de criações de novos métodos de cálculos, novos programas de dimensionamento, somos nós quem temos conhecimento a cerca dessa área, ninguém é capaz de avaliar uma estrutura se não for a gente. Infelizmente em muitos cursos de Engenharia Civil esse direito que temos nos é privado. Mas cabe a você futuro engenheiro ir atrás de obter esse conhecimento.

Portanto, não fique parado esperando o tempo passar, vá atrás de obter melhores conhecimentos, você vai ser premiado no futuro, e isso lhe ajudará tanto na faculdade como fora dele.

E você, já fez algum destes cursos? Quais outros cursos acha necessário para um Engenheiro Civil?

Abraços,

Gabriel Vieira
Cursos extras: será necessário? Cursos extras: será necessário? Reviewed by Unknown on 19:34 Rating: 5

Nenhum comentário