CLATPU 2016

Evento de 2016 ocorrerá em Montevidéu
Os Congressos Latino-americanos de Transporte Público e Urbano são eventos internacionais decorrentes da evolução do Encontro Latino-Americano de Transporte Público e do Encontro Latino-Americano Técnico sobre Transportes Urbanos (ELATU, organizado pela CEPAL). Eles são organizados pela não-governamental Fundação Latino-Americana de Transportes Públicos e Urbanos (ALATPU), uma organização fundada e composta por peritos internacionais, com sede em Buenos Aires, Argentina.
A realização dessas conferências tem como principal objetivo o intercâmbio de experiências de práticas entre as cidades e países, a difusão tanto de conhecimento tanto do progresso teórico que as regiões experimentam,  e a discussão sobre as particularidades das questões consideradas relevantes para o transporte geral, em particular para o transporte público no contexto urbano.
Os CLATPU são dirigidos e orientados para as autoridades de trânsito nacional, regional e municipal e operadores de transportes, consultores, professores universitários e estudantes e todas as pessoas interessadas no assunto dos transportes, mobilidade urbana e recuperação do espaço público.
Depois de mais de trinta anos de operações é considerado um fórum consolidado de discussão que se tornou uma referência para todos os envolvidos na gestão dos transportes públicos. Na verdade, os congressos têm sido realizadas sem interrupção desde 1984.
  1. São Paulo, Brasil, setembro 1984 / Brasília, Brasil, em junho de 1985.
  2. Rio de Janeiro, Brasil, novembro 1986 / Mar del Plata, Argentina, em novembro de 1987.
  3. Lima, Peru, em novembro de 1988.
  4. Havana, Cuba, em julho de 1989.
  5. Santiago, Chile, em novembro de 1991.
  6. San Jose, Costa Rica, Junho de 1993.
  7. Buenos Aires, Argentina, em novembro de 1994.
  8. Curitiba, Brasil, sbril de 1996.
  9. Guadalajara, México, em Junho de 1998.
  10. Caracas, Venezuela, em dezembro de 1999.
  11. Havana, Cuba, Setembro de 2001.
  12. Bogotá, Colômbia, em outubro de 2003.
  13. Lima, Peru, em outubro de 2005.
  14. Rio de Janeiro, Brasil, em novembro de 2007.
  15. Buenos Aires, Argentina, em março de 2009.
  16. Cidade do México, México, em outubro de 2010.
  17. Guayaquil, Equador, em abril de 2013.
  18. Rosario, Argentina, em Outubro de 2014.
Durante os anos 1980 e 1990, o tema principal do congresso foi focado nos efeitos produzidos nos sistemas de transporte de nossas cidades, a implementação de políticas baseadas na liberalização econômica e abertura, bem como encontrar soluções para atenuar crises geradas em cidades latino-americanas e seus sistemas de transporte, que ainda persistem.
Atualmente, a principal preocupação está relacionada com os problemas de mobilidade, a segurança rodoviária, a sustentabilidade ambiental, econômica e institucional dos sistemas de transporte e de inclusão social. Ou seja, a definição de sistemas e mecanismos que ajudam a superar a pobreza através da obtenção de níveis de acessibilidade para garantir a igualdade de oportunidades para os cidadãos.
Para satisfazer os objetivos de melhorar a mobilidade com a inclusão social, as principais discussões centrar-se sobre a forma de alcançar uma maior eficiência e aumentar a qualidade dos serviços públicos, nas seguintes hipóteses:
  • A tecnologia é uma condição necessária, mas não suficiente para alcançar um transporte eficiente e equitativo.
  • Os desafios a se enfrentar a respeito sobre as intervenções públicas são vistas mais como aspectos de ordem institucional que a aplicação de tecnologias inovadoras para sistemas de transporte, uma vez que na maioria dos nossos países é a necessidade de implementar mudanças profundas detectados sobre o papel das organizações e operadores governamentais, redefinindo as relações entre os dois.
  • A distribuição dos custos de transporte mais equitativamente entre os que beneficiam de sistemas não só diretamente, mas também indiretamente.
  • A necessidade de desenhar e implementar sistemas de transporte sustentáveis ​​que considerem as condições sociais, econômicas e ambientais.
Em suma, a primeira e principal pergunta que os especialistas em transportes devem pedir e tentar responder é o transporte para qual cidade?
O CLATPU oferece aos seus participantes -na ordem de 700 por evento normalmente - um ambiente propício para a discussão dos trabalhos relacionados com o seu espaço experiência, a intervenção em painéis de discussão sobre os aspectos mais importantes da realidade dos transportes, participação em conferências sobre questões relevantes do desenvolvimento dos transportes urbanos fornecida por especialistas na área e conhecimento do estado da arte em várias disciplinas relativas aos nossos negócios. Tudo isso em um ambiente que favorece a propagação do progresso nas cidades da América Latina e, ao mesmo tempo, o conhecimento das principais iniciativas em países desenvolvidos.
O CLATPU 2016 vai ocorrer de 7 a 11 de Novembro em Montevidéu, Uruguai. Os resumos dos trabalhos a serem apresentados tem até o dia 30 de abril para serem enviados ao site do clatpu.

Fonte:

CLATPU 2016 CLATPU 2016 Reviewed by Unknown on 06:12 Rating: 5

Nenhum comentário