Patologia das estruturas: o que é?


Nos últimos dias algumas pessoas vêm me questionando sobre Patologia das Estruturas, sobre o que é e a sua importância. Este é um tema que deve ser abertamente discutido com a comunidade acadêmica e com os profissionais em geral, e aqui vamos brevemente descrevê-lo.
O que é patologia? Patologia é qualquer falha ou sistema de degradação das estruturas resultantes de um mau dimensionamento, método de execução, materiais empregados, tipo de uso, entre outros. Estas estruturas podem ser de concreto, de aço, madeira ou qualquer outro material do qual a estrutura seja feita.
Segundo Paulo Martins (1996), projetar estruturas significa resolver seu trinômio fundamental: segurança, funcionalidade e durabilidade. Cada parte desse trinômio é fundamental para a qualidade final da obra. Caso um deles não seja atendido, a obra pode apresentar risco ou desconforto aos usuários, e eles podem ser percebidos por meio de patologias, sendo estas na forma de fissuras, desagregação, carbonatação, entre outros.
Então como atender ao trinômio? Como impedir que ocorram as patologias? Para garantir uma boa qualidade final da obra é necessário um estudo bem rigoroso do projeto, tanto no que diz ao dimensionamento quanto na especificação dos materiais e na verificação do ambiente em que se encontrará a obra, depois disso deve haver controle quanto à sua execução e também no tipo de uso da estrutura depois de pronta. Este é alguns dos métodos para que se garanta que a obra atenderá aos objetivos previamente pensados.
Mas, e se mesmo assim ocorrerem patologias, o que fazer? Deve-se buscar a origem, saber quais os motivos que o levaram a ocorrer, para então fazer a recuperação ou reforço da estrutura, e elas podem ser de diversas maneiras dependendo do tipo de patologia a que se está submetido, sempre verificando as consequências da aplicação dessa intervenção para a estrutura (no que se refere ao aumento da resistência ou no aumento do peso da estrutura). Alguns exemplos de intervenções são: injeção com argamassa (ou grout, concreto, entre outros), selagem, grampeamento, armaduras de reforço, adição de chapas e perfis metálicos, protensão exterior, etc.
É conveniente lembrar que todo empreendimento deve haver, na fase de projeto, uma estratégia para inspeções e manutenções periódicas no decorrer da sua vida útil, para que a probabilidade de patologia seja diminuída. Essas inspeções são de grande valia pois podem encontrar a origem de falhas no começo de sua atuação e, quanto antes descobertas, menores são os custos das intervenções.
Visto tudo isso, pode-se perceber o quão é importante saber sobre Patologia das Estruturas, visto que elas podem oferecer riscos e desconforto às pessoas, além de resultar em custos desnecessários. Assim cabe ao estudante de Engenharia procurar se enriquecer sobre tal conhecimento.

E você, teve alguma dúvida sobre o assunto? Tem sugestão de novos assuntos a serem descritos? Deixe nos comentários.

Abraços,


Gabriel Vieira. 
Patologia das estruturas: o que é? Patologia das estruturas: o que é? Reviewed by Unknown on 18:40 Rating: 5

Nenhum comentário